CRUZ DAS ALMAS

Cruz_das_almas_foto1
Antigo povoado que se transformou num bairro nobre

Tudo começou com uma rua às margens da rodovia de acesso ao litoral Norte de Alagoas. As casas foram surgindo, construiu-se a igreja e, a partir da década de 50, o pequeno povoado transformou-se em um novo bairro de Maceió. Assim é Cruz das Almas, que triplicou sua população nos últimos 20 anos, com a abertura de novas ruas em demanda à praia e a construção de edifícios de apartamento e o primeiro hotel cinco estrelas da cidade: o Matsubara.
Cruz das Almas ainda conserva o seu antigo povoado, quando para ir de lá ao Centro da cidade, era necessário muito sacrifício. Tem a igreja, a escola, o posto de saúde e algumas casas antigas, formando um centro cortado pela rodovia e formando uma praça, com ponto de ônibus. O restante de bairro é todo moderno, com muitas mansões e edifícios de apartamentos.

Foi também em Cruz das almas que se construiu o primeiro conjunto habitacional da Cohab, na década de 70. São dezenas de casas, a maioria já remodelada, que formam várias ruas com nomes dos municípios alagoanos. Depois, o Ipaseal construiu o Conjunto Residencial Dom Adelmo Machado, com prédios de apartamentos.
O bairro fica entre o morro e o mar. Muitas das ruas ainda não receberam pavimentação, mas dispõem de água canalizada e iluminação pública. Bares e restaurantes se multiplicam, assim como hotéis e pousadas. A avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, à beira-mar é urbanizada e possui barracas e bares.

Confira nossa galeria completa.